Diversidade musical é marca do Muriçocas
Posted in |
às
16:46
Elba Ramalho, Silvério Pessoa, Luiz Caldas, Tribo de Jah, Renata Arruda, Diana Miranda, Fuba, Mayara Gonçalves, Orquestra Metalúrgica Philipéia e Escola de Samba Catedráticos do Ritmo são algumas das atrações que irão animar o mais esperado bloco das prévias carnavalescas de João Pessoa. O Muriçocas do Miramar, desfila nesta quarta-feira (10), com a expectativa de reunir cerca de 400 mil pessoas. A concentração começa a partir das 19h, na Praça Tito Silva e a saída está marcada para pontualmente às 22h com destino a orla da Praia de Tambaú.
A expectativa é que este ano 12 trios elétricos animem cerca de 400 mil foliões por um percurso de quatro quilômetros sem cordão de isolamento. O ritual de abertura é um dos momentos mais emocionantes, quando os fogos no céu anunciam a saída de todos os estandartes dentro do ‘cordão abre alas’ animado por uma orquestra de frevo, partindo da Rua José Liberato em direção a Avenida Epitácio Pessoa ao encontro do trio de Fuba que anuncia a descida dos trios elétricos cantando o popular hino das Muriçocas.
Para animar os foliões na concentração, a Metalúrgica Philipéia tocará no palco da Praça das Muriçocas, que recebe a denominação em decorrência do bloco. Haverá também mais cinco orquestras distribuídas em palcos ao longo da Via Muriçocas – Av. Epitácio Pessoa. Com o slogan ‘A nossa alegria é coisa de cinema’, o bloco Muriçocas do Miramar tem como patrocinadores o Governo do Estado da Paraíba e a Prefeitura Municipal de João Pessoa.
História e Tradição - O Muriçocas do Miramar é um bloco carnavalesco da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, considerado como o “maior bloco de prévia carnavalesca do mundo e segundo maior bloco de arrasto do Brasil, atrás apenas do Galo da Madrugada, de Recife (PE).
Seu desfile ocorre anualmente na quarta-feira que antecede a semana da festa de Carnaval, chamada pelos foliões de “Quarta-Feira de Fogo”, um contraponto à Quarta-Feira de Cinzas.
Foi fundado em 1986 por moradores do bairro do Miramar na comemoração de um aniversário, em que havia apenas 30 pessoas sendo conduzidas por uma carroça de burro com um pequeno som acoplado tocando frevos.
O CINEMA NA VIA MURIÇOCAS
Quem não conhece o famoso leão que ruge na abertura dos filmes da MGM? Ou a tão sonhada estatueta do Oscar Hollywood? Esses e outros símbolos marcantes do cinema mundial ganharam uma cara de Muriçoca do Miramar em 24 painéis de cartazes de filmes de todos os tempos, desde os clássicos aos mais modernos que estaram decorando a Avenida Epitácio Pessoa. Com o slogan “a nossa alegria é coisa de cinema”, nesta quarta-feira(10), o bloco pretende levar para o desfile toda a magia da sétima arte.
No ‘camarote do cinema’ já estão confirmadas as presenças dos atores paraibanos Marcélia Cartaxo, Fernando Teixeira, Marcus Vilar, Durval Leal, Torquato Joel, Carlos Dowling, os irmãos Soia, Buda e Bertrand Lira, entre outros, e também um dos ícones da dramaturgia brasileira, a atriz Bete Mendes. O bloco sai na próxima quarta-feira, dia 10, a partir das 22h00, da divisa da Tito Silva(Miramar) com a Epitácio Pessoa até a Praia de Tambaú.
Nos 24 painéis da decoração, personagens marcantes aparecem como muriçoca de acordo com o contexto do cartaz. Entre eles Cidadão Kane, Dona Flor e Seus Dois Maridos, O Auto da Compadecida, Branca de Neve, Zorro, E o Vento Levou, Deus e o Diabo na Terra do Sol, entre outros. A criação foi da artmídia comunicação visual.
Para quem quer se vestir de um dos personagens de cinema e não sabe qual deles, a dica é visitar o site http://www.muricocas.com.br/ e acessar o janela do Cine Muriçocas e conferir todos os filmes que estão em cartaz. “Este tema levará muitas pessoas a criarem suas fantasias em cima de atores e personagens do cinema”, é o que aposta a eterna colaboradora e folia do bloco, a produtora Val Veloso.
Este ano o bloco Muriçocas do Miramar saúda também a Academia Paraibana de cinema pelo prêmio “Oscar do Cinema Paraibano’ criado com o intuito de prestigiar a produção cinematográfica eminentemente paraibana, estimular a criação do cineasta e preservar a memória do cinema na Paraíba, num reconhecimento ao esforço que os paraibanos fazem para produzir seus filmes.
Fonte: Ascom PMJP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Response to "Diversidade musical é marca do Muriçocas"
Postar um comentário