Turismo cresce 7% no mundo no 1o quadrimestre, diz OMT

Cresceu 7% o total de chegadas internacionais de turistas nos primeiros quatro meses do ano, em comparação a igual período do ano passado, segundo os números anunciados hoje pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em Madri. O resultado mostra crescimento maior do que o esperado pela OMT, que comemora resultados positivos por sete meses seguidos, considerando o aumento de 3% no fluxo de turistas internacionais no último mês de abril. Antes disso, a OMT registrou 14 meses seguidos de redução no número de chegadas internacionais.



O crescimento registrado nos primeiros quatros meses do ano é diferente entre as regiões consideradas pela OMT. O Oriente Médio, por exemplo, teve aumento de 33% nas chegadas internacionais, seguido pela Ásia e Pacífico, com crescimento de 12%, pela África, com 7%, e pelas Américas, com 6%. Quem teve o pior resultado foi a Europa, que viu o número de chegadas internacionais aumentar apenas 0,3%. Em números absolutos, a chegada de turistas internacionais superou os 258 milhões, contra as 242 milhões de chegadas registradas nos primeiros quatro meses de 2009. Em relação a 2008, no entanto, o primeiro quadrimestre de 2010 registrou queda de 2%, uma vez que entre janeiro e abril daquele ano houve 264 milhões de chegadas internacionais.



Os números animam as projeções da OMT, que espera encerrar 2010 com entre 3% e 4% de aumento nas chegadas internacionais, em comparação ao ano passado. “É hora de apoiar o turismo. Quando muitos países sofrem restrições com o déficit público e a diminuição do consumo interno, o turismo pode oferecer postos de trabalho claramente necessários, assim como exportações e receita fiscal. A OMT comemora os exemplos de países como a China, que identificou o turismo como pilar estratégico de sua economia”, disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai.





Fonte: Panrotas
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Read Comments

0 Response to "Turismo cresce 7% no mundo no 1o quadrimestre, diz OMT"

Postar um comentário