ITÁLIA IRÁ ADOTAR SCANNERS EM AEROPORTOS



O governo da Itália anunciou ontem que irá instalar nos próximos três meses, de maneira experimental, scanners corporais em três aeroportos do país.


O ministro do Interior, Roberto Maroni, disse que os aparelhos serão implantados nos terminais aéreos de Malpensa (Milão), Fiumicino (Roma) e Marco Polo (Veneza).

Ele ressaltou que o mais importante deve ser "a segurança". "O direito à vida é uma prioridade à frente de qualquer outra questão", disse Maroni, em alusão às críticas de diferentes associações, segundo as quais os scanners violam a intimidade ao oferecer imagens detalhadas e em três dimensões do corpo dos passageiros.

Com isso, a Itália juntou-se a EUA, Reino Unido e Holanda no grupo de nações que anunciaram planos de instalar os scanners após o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab ter tentado explodir, no dia de Natal, um avião americano que ia de Amsterdã a Detroit.

Desde então, Washington tenta obter mais segurança em todos os voos com destino aos EUA. Para a Europa, a tarefa é difícil, já que os aeroportos europeus transportam milhares de passageiros em mais de 800 voos por dia com destino à América do Norte.

Essa é uma das razões pelas quais os países da UE continuam divididos sobre a adoção dos scanners corporais.

Durante uma reunião ontem em Bruxelas, o secretário do Transporte belga, Etienne Schouppe, descreveu a medida como "excessiva". Para ele, a segurança nos aeroportos do bloco europeu já é "suficientemente rigorosa".

A Espanha também expressou ceticismo sobre a necessidade de exames corporais. Alemanha e França ainda não se decidiram sobre o assunto.

A posição alemã é a de que, antes da instalação dos scanners, deve haver garantias de que eles aumentarão a segurança, que não são perigosos para a saúde e que não prejudicam os direitos dos indivíduos.

Especialistas em segurança aérea, presentes à reunião em Bruxelas, divulgaram um comunicado dizendo que a Comissão Europeia pode adotar um regulamento sobre o uso dos aparelhos. Até agora, a UE permitiu que os países-membros decidam sobre o assunto.

Em 2008, o bloco suspendeu o uso de scanners após o Parlamento Europeu pedir estudos aprofundados sobre seu impacto na saúde e na privacidade.


Nigéria

O governo nigeriano iniciou ontem a adoção de novas medidas para melhorar a segurança em seus aeroportos.

Após a tentativa de ataque de Abdulmutallab, os EUA incluíram o país africano em uma lista de 14 nações cujos cidadãos podem ser submetidos a revistas mais rígidas ao chegar ou partir do território americano -a Nigéria reclamou.

As medidas anunciadas ontem incluem inspeções corporais de todos que utilizam os terminais aéreos locais.

Bagagens de mão serão "inspecionadas exaustivamente". Além disso, scanners de veículos serão instalados nas vias de acesso aos aeroportos, que também contarão com scanners em todas as suas entradas.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo - Ed. Mundo
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Read Comments

0 Response to "ITÁLIA IRÁ ADOTAR SCANNERS EM AEROPORTOS"

Postar um comentário