Guarujá (SP) registra surto de diarreia; outras cidades do litoral têm casos

A cidade do Guarujá (litoral de São Paulo) passa por um surto de diarreia. De 31 de dezembro de 2009 até o dia 3 de janeiro foram registrados 780 casos de pessoas que apresentaram sintomas de virose.




Os sintomas podem ser provocados pela ingestão de alimentos inadequados (estragados, preparados sem condições de higiene ou armazenados na temperatura inadequada) ou pela água contaminada, segundo a prefeitura da cidade. No entanto, a confirmação da razão do surto só será descoberta após o resultado de exames.



A Vigilância Sanitária coletou amostras de água nas praias que registraram o maior número de casos. As amostras foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e os resultados dos exames devem ficar prontos ainda neste mês.



Outras cidades da Baixada Santista também registraram casos da doença, como Santos, Praia Grande e São Vicente.



Em Santos, no feriado do Natal --de 24 a 27 de dezembro--, dos 476 atendimentos médicos (casos de acidentes de trânsito, afogamentos, agressão, alcoolismo, diarreia, ferimento por arma branca ou arma de fogo, intoxicação e queimadura) registrados nos três prontos-socorros municipais, 31,5% (150 casos) foram de diarreia. Já no Réveillon, os casos de diarreia aumentaram, e representaram 38% dos 546 atendimentos nos três hospitais. Ao todo, 199 pessoas foram atendidas com o problema em apenas quatro dias.



Em nota, a Sabesp afirmou que não existe nenhum problema com a qualidade da água no Guarujá. A companhia informou que água fornecida à população é potável e atende aos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.



A empresa de abastecimento de água disse ainda que faz todos os meses mais de 18 mil análises em mais de 2.000 amostras coletadas em diferentes pontos do sistema de abastecimento da Baixada Santista, 1.800 análises bacteriológicas por mês, além de controlar as estações de tratamento de água.



Cruzeiro



Pelo menos 19 pessoas apresentaram sintomas de gastroenterite (inflamação no estômago e nos intestinos) a bordo do navio Vision of the Seas, da empresa Royal Caribbean International, segundo informou nesta quinta-feira a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).



O cruzeiro partiu na última segunda (4) de Santos, no litoral paulista, passou por Búzios e Ilha Grande, no Estado do Rio, e retornou para Santos, para nova inspeção.

Fonte: Folha Online
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Read Comments

0 Response to "Guarujá (SP) registra surto de diarreia; outras cidades do litoral têm casos"

Postar um comentário