Cariri - um tributo a você


Você já planejou suas férias de julho? Ainda não?



Então venha pro Cariri Paraibano e descubra toda a beleza e diversidade que esse destino oferece!



A maior festa de São João do mundo em Campina Grande pode ser o princípio da viagem à região do Cariri e acontece durante todo o mês de junho. A cidade é um tributo eterno à memória de nomes como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Só estes dois nomes já dão uma ideia de que aqui a festa acontece o ano inteiro, com muito baião e coco. Aqui também estão o Parque do Povo e o Museu Interativo do Semi-Árido. A festa acontece durante todo o mês de junho.



Já o município de Boa Vista é famoso por ter apresentado o queijo de coalho ao mundo, além de seus tradicionais artesanatos de chitão e da bentonita (uma espécie de argila). No sertão do Cariri estão ainda inscrições rupestres ancestrais em sítios arqueológicos que se encontram em São João do Cariri e Boa Vista. Conheça as relíquias arqueológicas da Muralha do Meio Mundo e do Sítio Bravo. Outras cidades de interesse são Serra Branca, Monteiro, Boqueirão, Sumé e Cabaceiras.





Destinos deste roteiro:





Cabaceiras



O Lajedo do Bravo é o sítio arqueológico onde se pode degustar o famoso Queijo de Boa Vista e conhecer o projeto do Museu da Paleontoarqueologia do Cariri. A Roliúde Nordestina foi cenário da gravação do Auto da Compadecida. Experimente trilha para o Lajedo Pai Mateus, lugar místico, cenário de vários filmes e de um pôr-do-sol inesquecível.



Boqueirão




A cidade das águas, do peixe e da tecelagem artesanal. Atravesse o “mar do Cariri” em catamarã para almoçar às margens do açude Epitácio Pessoa, no Hotel Fazenda Xique-Xique.





Campina Grande




“Rainha da Borborema”, terra onde acontece o Maior São João do Mundo, visite a praça em homenagem a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, o Parque do Povo e o Museu Interativo do semi-árido.







Boa Vista




Uma das mais belas paisagens do Nordeste. Na Toca do Tapuia, um pouco de aventura pelas trilhas do sertão, chegando a um visual privilegiado. É a terra do artesanato de chitão (dos famosos vestidos de chita), do queijo de coalho e da bentonita (espécie de argila). Visite a casa das voluntárias para conhecer o artesanato local.







São João do Cariri

Abriga o centro histórico e o Instituto Histórico e Geográfico do Cariri – IHGC, onde se preserva a história e a cultura dos povos do Cariri. Na Muralha do Meio do Mundo, no sítio Picoito, conheça as inscrições rupestres nos paredões de rocha.


 


Sumé



Faça um passeio panorâmico pelo Centro Histórico e conheça a obra de um dos maiores pintores sacros da Paraíba, no Museu Miguel Guilherme.

 




Monteiro




Terra de grandes nomes da cultura Paraibana, como Zabé da Loca, Flávio José e Pinto do Monteiro, vultos que podem ser conhecidos no Museu Histórico de Monteiro. Visite também o Teatro Jansen Filho, a Igreja Matriz (guardiã de obras do pintor Miguel Guilherme) e a Casa da Rendeira (com produção em renda renascença). Na Pedra do Peru se pode praticar esportes radicais, como o rapel.

 






Ministério do Turismo
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Read Comments

0 Response to "Cariri - um tributo a você"

Postar um comentário