Oficina Itinerante de Xilogravura começa neste final de semana no Cariri



Em novembro, serão desenvolvidas as ações do projeto: Atelier de rua: Oficinas de Xilogravura nas Escolas, Praças e Logradouros Públicos em vários municípios na Paraíba. A Oficina Intinerante de Xilogravura começa neste final de semana no Município de Taperoá.






A iniciativa é patrocinada pela Subsecretaria de Cultura do Estado da Paraíba, Instituto Nordeste Cidadania, Banco do Nordeste, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal e tem por objetivo dinamizar a programação cultural de Taperoá difundindo a arte da xilogravura para estudantes matriculados na rede publica de ensino, além dos demais interessados que receberão os certificados na conclusão das oficinas.





As inscrições são limitadas e inteiramente gratuitas, os participantes deverão preencher a folha de inscrição e entregar até o dia 12 de Novembro na Rua Epitácio pessoa nº 190, em Taperoá - PB. As aulas ocorrerão no centro paroquial nos dias 13 e 14 de e no pólo da UAB durante o mês de Novembro.





O proponente do projeto, o Artista Plástico Arnilson Montenegro ministrará as aulas práticas do curso básico de xilogravura que contará também com a presença de outro artista de projeção Nacional: Josafá de Orós apresentando seus trabalhos em uma exposição ao final do projeto.





A xilogravura é parte construtora de nossas identidades culturais, presentes no cotidiano nordestino deste do inicio do século dezenove que serviram à ilustração das capas dos folhetos de literatura de cordel juntando assim imagem e poesia.











Mais Informações: arnilsonjunior@hotmail.com



ou 83 88873394
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Read Comments

10 dicas para marinheiros de primeira viagem

Navios luxuosos, roteiros diferenciados e preços acessíveis atraem cada vez mais turistas para os cruzeiros que tomam a costa brasileira durante o verão.


Faltando apenas uma semana para o início da temporada 2010/2011 de cruzeiros marítimos aí vão algumas dicas preciosas para os marinheiros de primeira viagem:












Sem enjoos



Se ao pensar em fazer uma viagem de navio você imediatamente fica desanimado pensando nos enjoos que vai sentir, a notícia é boa: os navios são tão grandes que você dificilmente ficará com o estômago embrulhado. Sim, o balanço do mar é perceptível, mas o navio não chacoalha tanto quanto você talvez imagine. Se mesmo assim você achar que pode passar mal, previna-se comendo maçã verde e leve algum remédio para enjoo.





Arrumando a mala



Na hora de preparar a mala, lembre-se de levar roupas adequadas para as atividades dentro do navio e para as atividades fora. Protetor solar, boné, saída de praia e chinelos são fundamentais para o dia, enquanto roupas e sapatos mais arrumados combinam com a programação noturna. Também é bom levar pilhas ou baterias extras e outros ítens simples, mas que podem custar caro dentro do navio (ou simplesmente serem impossíveis de achar). O mesmo vale para xampus, sabonetes e outros itens de higiene pessoal.





Não fique sem energia



Se você planejava levar secador de cabelo, carregador de celular ou qualquer outro aparelho que precise de energia, não arrisque e providencie um adaptador de tomada, já que os navios são produzidos com padrão internacional e o tipo de entrada pode ser incompatível.





Fique atento às normas de segurança



O esquema de segurança nos cruzeiros é muito rigoroso. Sempre que for entrar ou sair do navio, você passa por um detector de metais e sua bagagem deve ser submetida ao aparelho de raio X. Os passageiros normalmente são proibidos de ingressar no navio com bebidas e alimentos trazidos de fora. Informe-se que tipo de produtos é permitido para evitar transtornos.





Dinheiro sem dor de cabeça



Carregar um cartão de crédito internacional é a melhor maneira de “levar” dinheiro durante um cruzeiro. Além de evitar o incômodo de andar com dinheiro vivo, o cartão facilita o momento do check out: sua conta é fechada automaticamente e tudo o que você precisa fazer é assinar a fatura, evitando filas e estresse.



Se for levar dinheiro, informe-se com a empresa se eles aceitam Real a bordo. Alguns cruzeiros aceitam apenas dólares e pedem que você faça um depósito mínimo ao embarcar.





Desconecte-se



Se você não tem um trabalho importantíssimo para terminar durante sua estada em alto-mar, deixe o computador em casa. Os navios oferecem conexão à internet, mas o preço não é atrativo. Se você tem um modem 3G não se anime: dependendo do itinerário, pode ter dificuldades para conectar.





Se for usar o telefone...



Usar o celular é fácil quando o navio está atracado. Próximo às praias, o sinal só depende de sua operadora e o custo da ligação é o do DDD. Já quando o navio está em movimento, é quase impossível fazer ligações. Se você conseguir, fique atento: provavelmente seu celular identificou o sinal de uma operadora internacional e a ligação vai ser cobrada como um DDI.





Seja paciente



Fila no café-da-manhã, piscina cheia, desembarque demorado... Em um navio com capacidade para mais de 3 mil passageiros é de se esperar que nem tudo aconteça de forma rápida. Para fugir das aglomerações, evite os horários. Paciência é fundamental.





O que (não) vestir



Apesar de terem as áreas de lazer como grandes atrativos, os navios também possuem salões requintados, cassinos luxuosos e restaurantes finos. Por isso, o ambiente em um cruzeiro é um pouco mais formal do que os típicos roteiros de verão. Você não precisa usar terno e gravata o tempo inteiro, mas evite, por exemplo, andar pelos corredores só em trajes de banho. Sobre as festas, fique atento à programação do cruzeiro para ter uma ideia de qual roupa é mais adequada para o evento.





Aproveite as paradas



Na maior parte das vezes, o navio fica parado apenas por um dia nas praias escolhidas. Por isso, é importante pensar em formas de aproveitar ao máximo quando não estiver em alto-mar. Para otimizar o tempo, o jeito mais fácil é fechar pacotes para excursões nessas cidades. Os navios têm sua própria agência de viagem, mas você também pode contratar esse serviço em terra. Para os mais independentes, a dica é se informar antes de sair de casa, com o roteiro em mãos.


IG Turismo
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Read Comments

TAPEROÁ sediará o ENCONTRO DOS POVOS DO CARIRI 2011


Taperoá-PB (Foto de Marcos Soares)



O município de Taperoá foi o vencedor do edital para sediar o ‘Encontro dos Povos do Cariri’ em 2011. Este ano, três prefeituras inscreveram projetos para concorrer ao edital de seleção da sede do evento,que estará na sua segunda edição.

Para avaliar os projetos tendo como base o EDITAL 01/2010 nos itens: Logística, Apoio Institucional, Apoio do Poder Público Municipal e Ambiente Empreendedor e indicar o município vencedor, uma Comissão Técnica de Avaliação e Seleção, composta por instituições atuantes dentro do Pacto Novo Cariri, BNB, IHGC, AMCAP e SEBRAE, se reuniram no último dia 10 de setembro na sede do Sebrae Regional Campina Grande.

A edição 2011 do ‘Encontro dos Povos do Cariri’ será realizada nos dias 03, 04, 05 e 06 de novembro, no município de Taperoá. Dentro das ações de planejamento do Comitê Gestor do Encontro dos Povos do Cariri esta a formação de grupos de trabalho dentro do municipo para execução conjunta do Projeto Taperoá para o EPC 2011.

O Portal: http://www.encontrodospovosdocariri.com.br/ será a partir de agora, um instrumento de informação e participação do povo "caririzeiro" no evento que tem como objetivo discutir desenvolvimento e sustentabilidade para o Território Cariri.

Sebrae PB

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Read Comments

Navios embarcam na ecologia




A preocupação ambiental chegou de vez aos navios. De atitudes simples - como evitar o uso de plásticos - a investimentos em tecnologia, as embarcações estão mais ecológicas. E algumas dispõem de funcionários treinados para explicar as ações.





Nos navios da Costa Cruzeiros, por exemplo, esqueça sachês para temperar comida ou aqueles pequenos frascos de sabonete líquido e xampu. Eles foram substituídos por embalagens reutilizáveis. Pratos, copos e talheres agora são feitos de material biodegradável. E a maior parte da água usada a bordo é produzida no navio, pelo processo de dessalinização.



A MSC investiu também em capacitar os funcionários. Eles entendem de temas como coleta seletiva e economia de água e de luz. Tal esforço rende frutos. Em 2009, foram recicladas 48 toneladas de alumínio e 75 toneladas de óleo de cozinha.



Economizar energia, aliás, está virando regra nos navios. Muitos já contam com sistema inteligente para regular o ar-condicionado de acordo com o número de pessoas e a temperatura externa.



Outro sistema ambientalmente correto permite que a embarcação receba energia elétrica da costa, quando estiver atracada. Assim, os geradores dos navios - que costumam gastar muito mais - podem ficar desligados nos portos.



A preocupação ambiental vai além do que os olhos dos passageiros alcançam. Os navios da Costa e da MSC, por exemplo, utilizam uma tinta especial, que impede o acúmulo de algas no casco. Isso ajuda a reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, faz cair as emissões de gás carbônico (CO2), um dos responsáveis pelo efeito estufa.



Além dos benefícios ambientais, as técnicas trouxeram economia às empresas. A Costa, por exemplo, já reduziu em 5% o consumo de combustível por milha navegada depois de iniciar essas ações. Sem contar a economia de água e de energia elétrica.




ATITUDES VERDES



Lixo: use os compartimentos específicos. Nada de jogar no mar



Energia: economize sempre. Ao sair da cabine, certifique-se de que não esqueceu nada ligado



Água: ela parece estar por todos os lados, mas é finita. Não desperdice



Comida: sim, é uma tentação. Mas nada de exagerar e depois jogar no lixo



Paradas: tire apenas fotos. Nada de pegar conchas ou flores. Dê preferência aos produtos e serviços locais, valorizando a economia da região







Estado de São Paulo
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Read Comments

Rio é o 5º destino mais caro do mundo em hospedagem



Estudo divulgado ontem pela companhia francesa Hotel.info comprova a elevação brutal dos preços médios de hospedagem no Rio. Segundo a pesquisa, o valor médio de um quarto de hotel na cidade teve o maior aumento entre 30 metrópoles com alto fluxo turístico, com inflação recorde de 49,86% entre 2008 e 2010. O Rio passa a ser o quinto destino mais caro do mundo, atrás de Nova York, Londres, Estocolmo e Zurique.



A alta dos preços na capital fluminense se dá em meio à crise que afetou o turismo internacional. O levantamento - que não incluiu São Paulo - apontou que o preço médio de um quarto de hotel no Rio chegou a € 143,60 em julho de 2010, ante € 95,82 em julho de 2008. A maior parte do aumento ocorreu entre 2009 e 2010, depois que a cidade foi anunciada como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. "A tendência é de aumento nos próximos quatro ou cinco anos, com aceleração nos últimos 18 meses antes dos eventos (Olimpíada e Copa de 2014)", diz Guillaume Ridolfi, diretor da Hotel.info.



A ascensão da cidade também se deve à recessão do turismo no mundo nos últimos dois anos. Nenhuma das metrópoles acompanha a alta registrada no Rio no período entre 2008 e 2010. Das 30 cidades avaliadas, 24 registraram deflação. Apenas seis tiveram inflação. A mais próxima do Rio foi Estocolmo, onde os preços subiram 24,17% no período.



"Valor". Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis/RJ, Alfredo Lopes, dois fatores contribuíram para alta: a valorização do real e o bom momento da cidade. "O Rio está se valorizando. É a bola da vez." / COLABOROU MÁRCIA VIEIRA



 O Estado de S.Paulo
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Read Comments

Celular pode substituir chave para quartos de hotel


Em vez de usar o cartão para abrir a porta do quarto de hotel, em breve os clientes das grandes redes hoteleiras poderão fazer uso de seus próprios celulares. Uma rede de hotéis na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, está testando a aplicação de smartphones como “chaves” para quartos. A ideia, além de inovadora, permite que os hóspedes economizem tempo seguindo direto para o quarto, em vez de esperar pelo check in na recepção.




Para fazer com que o smartphone abra a porta do quarto reservado, o hóspede precisa baixar um aplicativo em seu aparelho. Feito isso, basta apontar o celular em direção ao sensor e a porta se abre.



O sistema está sendo testado em dois hotéis da rede Holiday Inn durante os meses de junho e julho.





Segundo Bryson Koehler, um executivo do grupo InterContinental Hotels, o objetivo da rede é simplificar a estada do hóspede no hotel. Em entrevista ao jornal “USA Today”, ele lembra que além de prático, o sistema vai economizar cartões para hóspedes. “Eles vão chegar com seus próprios celulares e pronto”.



A tecnologia é compatível com a maioria dos smartphones, incluindo iPhone, BlackBerry e o celular Android.



Se o período de degustação for bem-sucedido, a rede pretende estender o sistema a toda a sua rede, instalando sensores em pelo menos 20% dos quartos.
 
 
Época Negócios
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Read Comments

Brasil e EUA assinam hoje acordo que troca dívida por proteção ambiental



Os governos do Brasil e dos Estados Unidos firmam nesta quinta-feira (12) acordo para reduzir os pagamentos de uma dívida brasileira com o país, em um valor aproximado de US$ 21 milhões, ao longo dos próximos cinco anos.



Em troca, o governo brasileiro se compromete a destinar os recursos para programas de conservação dos biomas mata atlântica, cerrado e caatinga.



O acordo tornou-se possível graças ao Tropical Forest Conservation Act (TFCA), a Lei para a Conservação de Florestas Tropicais, de 1998.



Este é o primeiro acordo do gênero entre os Estados Unidos e o Brasil, e o 16º tratado TFCA assinado pelos norte-americanos.



Após a assinatura do acordo, prevista para as 11h, haverá entrevista coletiva às 11h30, da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, do chefe do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais do Itamaraty, Luis Alberto Figueiredo, e da ministra-conselheira da Embaixada dos EUA no Brasil, Lisa Kubiske, que substitui o embaixador Thomas Shannon no evento.



Segundo a ministra de Meio Ambiente, o acordo foi concluído no final de julho, com a autorização do Ministério da Fazenda, e havia sido divulgado na semana passada.




Folha.com
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Read Comments